Inspeção Visual em Linhas de Transmissão


A inspeção das linhas de transmissão de energia utilizando o Drone, é uma proposta muito mais segura, respeitando etapas planejamento, identificação, diagnóstico de problemas com grande proximidade e fotos com alto detalhamento das estrutura, tais como:

Comando Drone

Isoladora e Terminais

Comando Drone

Anéis corona

Comando Drone

Cabos

As vantagens em utilizar Drones para este tipo de serviço são:

METODOLOGIA

Com o objetivo de melhorar a qualidade dessas inspeções, preservando a integridade física de técnicos que precisem vistoriar áreas de risco, apresentamos o serviço de inspeção visual com drone, capaz de fornecer resultados mais precisos e possível de ser realizada de forma remota, através de uma metodologia cuidadosamente desenvolvida por um profissional que trabalhou para tal empresa com anos de experiencia.

E o piloto remoto de drone sobrevoará nas linhas de transmissões de energia, capturando as imagens e coordenadas geográficas das estruturas físicas e região, para posterior processamento e armazenagem. 

Mais eficiência

%

Rapidez

%

Grande nível de detalhamento; 

%

Baixo custo

%

Muito mais segurança

%

COMO FUNCIONA

Comando Drone

PASSO 1

Para que a aeronave sobrevoe as linhas de transmissão fora do alcance das interferências eletromagnéticas, o planejamento da missão é efetuado.

Comando Drone

PASSO 2

Após o planejamento da missão efetuada pelo técnico, o piloto manualmente inicia decolagem do drone através do controle e efetua o vôo nas regiões planejadas para a captura das imagens que fica gravado em um cartão de memória no Drone. 

Comando Drone

PASSO 3

As imagens obtidas através do monitoramento são posteriormente analisadas para uma eventual manutenção preventiva e reportadas ao contratante.

PLANO DE AÇÃO

Comando Drone
Com o envelhecimento das linhas de transmissão, a manutenção preventiva é um fator de extrema relevância para garantir o perfeito funcionamento dos sistemas. E foi visto que o método atual de inspeção dessas linhas é de extrema periculosidade para as pessoas que o executam vôos com helicópteros em baixa altitude e muito próximos das linhas de transmissão com dificuldades geográficas havendo exposição dos tripulantes a riscos associados à tarefa.

As inspeções com drone buscam verificar a integridade física dos componentes das linhas, em termos de fissuras, corrosão e eventuais danos que venham a prejudicar o fornecimento de energia elétrica.

- Essas inspeções envolvem a integridade estrutural das torres, a condição dos isoladores, as conexões das linhas de transmissão, a fim de se verificar um eventual ponto de ruptura.
- Outros pontos a serem inspecionados envolvem as condições do terreno local onde as torres são instaladas, pois a vegetação deverá ser mantida numa distância mínima, tal que não ocorra nenhum contato entre a vegetação e as torres ou cabos de transmissão, evitando assim interferências no funcionamento da linha de transmissão.
- Além disso, é essencial a garantia de dispor-se de um terreno em condições de trânsito de veículos para o transporte do pessoal de manutenção, transporte de ferramentas, dentre outros fatores. Neste trabalho não serão abordados os méritos no que tange à manutenção das torres de transmissão, pois existem várias operações destinadas à sua conservação.
- Dentre essas operações encontramos através das imagens, a necessidade do aperto ou troca de parafusos, troca de isoladores, substituição de peças corroídas e retensionamento de estais (tirantes de aço que sustentam certos tipos de torres).

Comando Drone - 2019
(85) 2180-5043 - Telefone / Whatsapp

Site por Rede Criativa

Facebook YoutubeInstagram